Lenda do futebol brasileiro, Zagallo morre aos 92 anos
A informação foi publicada na madrugada de hoje (06) pelo perfil oficial do ex-técnico da seleção brasileira.
O ex-jogador e ex-técnico Mario Jorge Lobo Zagallo morreu aos 92 anos. A informação foi publicada no começo da madrugada deste sábado (6) pelo perfil oficial da lenda do esporte.
“Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas”, diz a nota.
“Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa”, prossegue.
A causa da morte não foi divulgada até a publicação desta reportagem.
QUEM FOI ZAGALLO
Zagallo nasceu em Atalaia (AL), em 9 de agosto de 1931. Começou a carreira no América, do Rio de Janeiro. Conquistou seu 1º título em 1949, no Campeonato de Amadores do Rio de Janeiro. Foi para o Flamengo em 1950. Lá, venceu o Campeonato Carioca em 3 ocasiões: 1953, 1954 e 1955.
Assinou com o Botafogo em 1958. No time carioca, conquistou, dentre outros títulos, a Taça Brasil. Aposentou-se em 1964 e passou de jogador a técnico do clube carioca. Ficou no posto até 1968.
Com a seleção brasileira, Zagallo fez história. Foi tetracampeão mundial:
Copa de 1958 – jogador;
Copa de 1962 – jogador;
Copa de 1970 – técnico (assumiu com a saída de João Saldanha);
Copa de 1994 – coordenador técnico.
Zagallo voltou ao comando da seleção com a saída de Carlos Alberto Parreira, logo depois da Copa de 1994. Ele venceu a Copa América em 1997. Após a conquista, proferiu uma de suas mais famosas frases.
Durante a entrevista pós-jogo, olhou para a câmera e disse o seguinte: “Vocês vão ter que me engolir!”. Dirigia-se aos críticos do seu trabalho.
No ano seguinte, em 1998, liderou a equipe brasileira até a final da Copa do Mundo, disputada na França. Os brasileiros, no entanto, perderam a decisão para os anfitriões, por 3 a 1. Zagallo deixou a seleção. Foi sua última passagem à frente do time.
Como treinador, Zagallo também atuou com seguintes clubes de futebol: Fluminense, Flamengo, Kuwait, Al-Hilal, Vasco da Gama, Arábia Saudita, Bangu, Emirados Árabes e Portuguesa.