Brasil fica de fora da lista de pré-indicados ao Oscar 2024
O documentário “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, havia sido escolhido para representar o país na disputa.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista de pré-selecionados para dez categorias do Oscar 2024, incluindo melhor filme internacional, e desta vez o Brasil ficou de fora.
O documentário “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, escolhido para representar o país na disputa, não está entre os finalistas para conseguir uma vaga na premiação.
Na verdade, a lista de pré-selecionados não inclui nenhum filme dos países da América Latina. Dos 15 títulos anunciados, nove são da Europa. O único filme da América que está na disputa é o mexicano “Totem”, da cineasta Lila Avilés.
“Retratos Fantasmas”, disponível na Netflix, também não foi incluído entre os pré-selecionados na categoria de documentários.
A última indicação brasileira a melhor filme internacional do Oscar foi de Central do Brasil em 1999. Na época, a categoria tinha o nome de “melhor filme estrangeiro”. Desde então, o país só conseguiu entrar para a pré-lista uma vez, em 2008, com o filme “O ano em que meus pais saíram de férias”.