Nirvana: Tribunal Federal dos EUA reabre processo do “Bebê de Nevermind”
A Justiça dos Estados Unidos reabriu esta semana, o processo movido por Spencer Elden, o bebê que aparece nu na capa do disco Nevermind, do Nirvana.
Lançado em 1991, Nevermind foi um marco na história do rock e impulsionou a carreira de Kurt Cobain e Cia. Spencer Elden, hoje com 32 anos, acusa a banda de rock norte-americana de publicar pornografia infantil e de lhe causar danos emocionais permanentes.
O processo havia sido arquivado em 2022 sob a justificativa de que eventuais crimes teriam prescrevido. Agora, ele foi reativado pelo 9º Tribunal de Apelações dos Estados Unidos por um novo entendimento: o de que republicação da imagem pode constituir “novo dano pessoal”, citando uma reedição comemorativa do disco.
O advogado do Nirvana, Bert Deixler, afirmou que este revés processual não muda a visão da banda sobre o processo. Além dos integrantes vivos do Nirvana, Dave Grohl e Krist Novoselic, são réus no processo a viúva do vocalista Kurt Cobain, Courtney Love, e o fotógrafo Kirk Weddle.