Ministério concede título de Embaixador da Cultura Brasileira a Seu Jorge
O cantor é o primeiro a ser condecorado com o título, criado por meio da Portaria n° 95, publicada no Diário Oficial da União.
O cantor Seu Jorge recebeu do Ministério da Cultura ontem (27) em Brasília, o título de Embaixador da Cultura Brasileira. O músico foi reconhecido pela sua importante trajetória nos diferentes campos das artes. O cantor é o primeiro a ser condecorado com o título, criado por meio da Portaria n° 95, publicada no Diário Oficial da União.
Em nota, o Ministério disse que Seu Jorge participou, assim como outros, do processo de fortalecimento do cinema brasileiro, além de possuir uma consolidada carreira musical com sucesso no Brasil e no exterior.
A nota ressalta ainda que o título não é remunerado e ao aceitar este cargo, a pessoa permite à União que sua imagem seja utilizada em campanhas. A expectativa é que Seu Jorge possa apoiar na construção de ações que fortaleçam os laços com os países do continente africano, do Caribe e da diáspora, por meio do cinema, da música e da arte.
Considerado um dos principais nomes da música e do cinema brasileiros das últimas duas décadas, Seu Jorge já recebeu um Grammy Latino em 2012, além de ter participado de marcos do cinema nacional, como “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite 2” e “Medida Provisória”.
Antes da fama, no entanto, Seu Jorge passou por momentos difíceis. Em entrevista ao apresentador Jô Soares em 2001, ele contou que viveu nas ruas por sete anos, mas não abandonou a arte nesse período. Pelo contrário, envolveu-se no período com uma companhia de teatro.
Ver esta publicação no Instagram