14 de julho de 2023 - 11:15

Atores se juntam a roteiristas de Hollywood e entram em greve nos Estados Unidos

O conselho nacional tomou a decisão de forma unânime na tarde de ontem (13), após negociações frustradas com a Associação das Produtoras Norte Americanas.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 10 meses

O SAG-AFTRA, sindicato que representa cerca de 160 mil atores de cinema e televisão de Hollywood, decretou o início de uma greve a meia-noite desta sexta-feira (14).

De acordo com site Deadline, o conselho nacional tomou a decisão de forma unânime na tarde de ontem (13), já que as negociações com a Associação das Produtoras Norte Americanas (AMPTP), terminaram sem acordo na última quarta-feira (12).

Em nota, Fran Drescher, presidente do SAG-AFTRA que está à frente das negociações, disse que as respostas da Associação às reivindicações da categoria foram “ofensivas e desrespeitosas”.

A insatisfação dos atores acontece devido as grandes mudanças que os estúdios e streaming implementaram na indústria cinematográfica e televisiva, sem modificar seus contratos. Eles pedem remunerações e condições de trabalho mais justas, além da regulamentação do uso de Inteligência Artificial.

O SAG-AFTRA, agora se junta ao sindicato dos roteiristas de Hollywood (WGA) que está em greve desde o dia 2 de maio deste ano, reivindicando, também, melhores condições para a categoria após ter as negociações frustradas com as grandes empresas.

A última vez que as duas organizações paralisaram ao mesmo tempo foi em 1960. Separadamente, a última greve do SAG-AFTRA aconteceu em 1980; e a do WGA, em 2007.

Em um momento em que a indústria tenta ainda se recuperar dos anos difíceis da pandemia, a paralisação pode impedir que as estrelas promovam alguns dos lançamentos de verão altamente aguardados, como “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, que tem sua pré-estreia nos Estados Unidos programada para a próxima segunda-feira (17).

Ao vivo