Dilma Rousseff toma posse como presidente do Banco dos Brics, em Xangai
Ex-presidente do Brasil, foi indicada por Lula e aprovada pelo conselho da instituição
A ex-presidente Dilma Rousseff tomou posse no comando do Banco dos Brics nesta quinta-feira (13), em Xangai, cidade sede do Novo Banco de Desenvolvimento.
Durante o discurso, Dilma falou que reconhece “o desafio de prover e garantir financiamento na escala adequada para atender as necessidades econômicas, sociais e ambientes dos nossos países”.
“Assumir a presidência do NBD é, sem dúvida, uma grande oportunidade de fazer mais para os países do Brics, mas não somente para os seus membros, mas também para os países emergentes e em desenvolvimento”, declarou Dilma.
Em seguida, a presidente do banco revelou que além dos cinco países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), outras três nações serão integradas: Bangladesh, Emirados Árabes Unidos e Egito.
Na cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), falou da união dos países emergentes na criação de mudanças sociais e econômicas relevantes para o mundo.
“Pela primeira vez um banco de desenvolvimento de alcance global é estabelecido sem a participação de países desenvolvidos em sua fase inicial. Livre, portanto, das amarras e condicionalidades impostas pelas instituições tradicionais às economias emergentes. E mais, com a possibilidade de financiamento de projetos em moeda local”, disse o chefe do executivo.
O mandato de Dilma a frente da presidência do banco vai até julho de 2025.