Pix deve ter débito automático e transferências internacionais em 2023
As funcionalidades foram anunciadas pelo Banco Central em 2021, mas só sairão do papel no próximo ano.
O Banco Central (BC) vai disponibilizar novas funcionalidades do Pix em 2023. A partir de 2 de janeiro, também entrarão em vigor novas regras do sistema de pagamentos instantâneos.
Estão na programação do próximo ano, melhorias na segurança do Pix e o desenvolvimento do Pix Automático, que tem como pilar a função de débito automático em conta.
A ideia é que o recurso facilite o pagamento por meio do Pix de faturas periódicas, como contas de luz e água, além de outros serviços. As funcionalidades foram anunciadas pelo Banco Central em 2021, mas só sairão do papel no próximo ano.
O BC também começa a vislumbrar a criação do Pix internacional. O procedimento terá uma etapa mais burocrática, pois há incertezas em relação ao modelo que será adotado, dada a complexidade de adaptação da ferramenta na legislação de outros países.
Outro foco do BC em 2023 será o reforço da segurança do Pix com o objetivo de coibir fraudes e uso de contas laranjas abertas por criminosos em nome de outras pessoas. A autoridade monetária prevê um novo dispositivo para sinalização de fraudes.