Ministro da Defesa se encontra com Moraes, mas não entrega auditoria das urnas
A reunião aconteceu ontem (18) em Brasília e durou cerca de 45 minutos.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, se reuniu no início da noite de ontem (18) em Brasília com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. Os dois estavam acompanhados de assessores. A reunião durou cerca de 45 minutos.
O encontro acontece depois de Moraes ter dado 48 horas para o Ministério da Defesa apresentar cópia de documentos sobre eventual auditoria feita nas urnas eletrônicas no primeiro turno das eleições deste ano. Nogueira não entregou documentos ao presidente do TSE, a reunião tratou apenas da continuidade dos processos de fiscalização realizados pelos militares.
O Ministério da Defesa vinha insistindo em uma fiscalização mais rigorosa do sistema eleitoral e até uma apuração paralela, colocando em xeque a segurança das urnas eletrônicas. No entanto, passadas duas semanas do pleito de 2 outubro, a pasta não disse mais nada, tampouco revelou resultado de suposta auditoria.
A decisão de Moraes é de ontem e atende um pedido apresentado pelo partido Rede. A legenda argumentou que Jair Bolsonaro defendeu em uma transmissão ao vivo nas redes sociais que fosse feita auditoria nas urnas sem ser pela própria Justiça Eleitoral. Moraes também pediu para o Ministério da Defesa informar qual foi a fonte dos recursos gastos com a auditoria.