Brasileiros poderão tirar cidadania portuguesa pela internet até o fim do ano
O serviço tem como objetivo desafogar a pressão por atendimento em cartórios, que tem um grande volume de pedidos acumulados.
Brasileiros que têm raízes em Portugal poderão agora tirar a cidadania portuguesa pela internet. O novo sistema foi anunciado ontem (14) pelo ministro da Justiça do país, Pedro Ferrão Tavares.
O serviço tem como objetivo desafogar a pressão por atendimento em cartórios, que tem um grande volume de pedidos para acesso à validação dos documentos.
A nova modalidade de requerimento está prevista para começar a funcionar até o fim deste ano e será liberada no site da pasta, canal usado atualmente para verificar o andamento dos pedidos.
Para fazer a solicitação, o interessado deve preencher um requerimento on-line e enviar documentos necessários para o processo, a depender do caso. O material passará por uma pré-avaliação, para otimizar tempo e evitar filas.
Atualmente, a conclusão dos processos de pedido de cidadania podem superar em até 10 vezes os prazos legais em função da alta demanda.