22 de junho de 2022 - 09:31

Ex-ministro Milton Ribeiro é preso em operação da PF

O mandado de prisão cita os crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Reprodução / Agência Brasil

O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro foi preso preventivamente, na manhã de hoje (22) na casa dele na cidade de Santos, no litoral paulista. O mandado foi expedido no âmbito de uma operação deflagrada pela Polícia Federal (PF).

De acordo com a PF, a operação “Acesso Pago” tem o objetivo de investigar a prática de tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

O mandado de prisão preventiva expedido contra Milton Ribeiro cita os crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência.

A PF investiga Ribeiro por suposto favorecimento aos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura e atuação informal deles na liberação de verbas do Ministério da Educação. Há suspeita de cobrança de propina para liberação dos recursos. Gilmar e Arilton também são alvos de mandados de prisão.

O inquérito foi aberto após o jornal “O Estado de São Paulo” revelar, em março, a existência de um “gabinete paralelo” dentro do MEC controlado pelos pastores.

Dias depois, o jornal a ‘Folha’ divulgou um áudio de uma reunião em que Ribeiro afirmou que, a pedido de Bolsonaro, repassava verbas para municípios indicados pelo pastor Gilmar Silva.

O juiz federal Renato Borelli determinou que o ex-ministro seja levado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília, e que a audiência de custódia seja realizada ainda nesta quarta (22) durante a tarde.

Ao vivo