21 de junho de 2022 - 09:13

Lira diz que líder do PL vai apresentar pedido de CPI da Petrobras

Segundo o presidente da Câmara, o partido já busca assinaturas para a instalação do colegiado.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Reprodução / Agência Brasil

O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse na noite de ontem (20) que o líder do PL, Altineu Côrtes, vai apresentar um pedido de CPI da Petrobras. Lira se reuniu com líderes partidários para discutir a pauta da semana, e principalmente, uma ofensiva contra os lucros e a atual política de preços da estatal.

Segundo o presidente da Câmara, Altineu já busca assinaturas para a instalação do colegiado e os demais partidos agora vão discutir com suas bancadas para definir quem apoiará ou não a iniciativa.

De acordo com Lira, os líderes defenderam de modo “quase unânime” que o Ministério da Economia e o governo federal devem se envolver diretamente na discussão sobre a política de preços da Petrobras. Ele defendeu ainda uma mudança na Lei das Estatais, de 2016. O deputado sugeriu que o texto seja alterado por meio de medida provisória.

De acordo com Lira, a Câmara também vai discutir “que por meio de uma MP, ocorram alterações no sistema de formatação de aumento de impostos nas questões dos lucros”. Segundo o parlamentar, é preciso “uma discussão mais apurada em relação aos aspectos jurídicos e técnicos”.

A reunião ocorreu após Lira afirmar, em artigo publicado no último domingo no jornal Folha São Paulo, que a Petrobras foi “sequestrada por um presidente ilegítimo”. Lira fez referência a José Mauro Ferreira Coelho, que renunciou ao cargo ontem. Fernando Assumpção Borges assumirá o cargo de presidente interino da estatal.

A pressão governista foi desencadeada pelo aumento no preço dos combustíveis anunciado pela Petrobras na sexta-feira da semana passada. A empresa reajustou o valor da gasolina em 5,2% e o do diesel em 14,2%.

Ao vivo