26 de abril de 2022 - 09:13

Em Moscou, secretário-geral da ONU pede cessar-fogo na Ucrânia

Guterres, vai se encontrar ainda hoje (26) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Reprodução - AP

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, vai se encontrar hoje (26) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e na próxima quinta-feira com o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

O propósito dos encontros é tentar dar um fim à guerra que começou com a invasão do território ucraniano por tropas russas, em 24 de fevereiro. Ao pedir os encontros por escrito, a ONU disse que quer discutir passos urgentes para a paz na Ucrânia e para o futuro do multilateralismo.

Guterres condenou e criticou a invasão da Ucrânia desde o início. Ele afirmou que se trata de uma violação de lei internacional e determinou que haja investigações de denúncias de crime de guerra cometidos pelos russos.

Ontem (25), o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou ver um risco real de uma Terceira Guerra Mundial. A agenda de Guterres em Moscou começou justamente com uma reunião com Lavrov, a quem pediu um cessar-fogo o quanto antes.

No encontro, Lavrov disse que ambos têm “interpretações diferentes” sobre a Ucrânia, mas que isso não impede que os dois dialoguem. O ministro afirmou ainda que vai debater o multilateralismo e o papel da ONU com o secretário-geral.

Já Guterres afirmou que sua prioridade é minimizar o sofrimento humano.

Ao vivo