Barroso diz que Forças Armadas são orientadas a “atacar” processo eleitoral
A declaração aconteceu durante o evento 'Brazil Summit Europe', organizado por alunos brasileiros da universidade alemã Hertie Schoole.
O ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal, afirmou ontem (24) que as Forças Armadas estão sendo “orientadas” a atacar o processo eleitoral brasileiro, na tentativa de “desacreditá-lo”. Segundo o ministro, é preciso estar atento à politização das Forças Armadas.
A declaração aconteceu durante o evento ‘Brazil Summit Europe’, organizado por alunos e ex-alunos brasileiros da universidade alemã Hertie Schoole. Durante sua fala no seminário, Barroso também destacou o convite aos militares no ano passado para fiscalizar o processo eleitoral.
Ele ainda classificou o desfile de tanques e blindados na Esplanada dos Ministérios, em agosto do ano passado, como um episódio de “intenção intimidatória”. O ato foi no mesmo dia em que o plenário da Câmara votou contra a proposta do voto impresso auditável, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro.
Em resposta às declarações, o Ministério da Defesa informou na noite de ontem que “repudia qualquer ilação ou insinuação, sem provas” de que as Forças Armadas “teriam recebido suposta orientação para efetuar ações contrárias aos princípios da democracia”.