Janela partidária abre nesta quinta-feira e segue até abril
Neste período, deputados federais, estaduais e distritais ficam autorizados a trocar de partido sem correr o risco de perder o mandato.
A chamada “janela partidária”, período no qual deputados federais, estaduais e distritais ficam autorizados a trocar de partido sem correr o risco de perder o mandato, começa hoje (03) e segue até 1º de abril em meio a disputas na Câmara dos Deputados envolvendo palanques nos estados e a cisão na base governista.
Na semana passada, o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira, reclamou publicamente do papel do presidente Jair Bolsonaro, de quem é aliado, durante as negociações visando a janela partidária. Pereira disse que Bolsonaro “só atrapalhou” as articulações do Republicanos por novos filiados.
Essa tensão política tem explicação: além de poder para influenciar decisões no Congresso, o tamanho da bancada de deputados federais define a participação dos partidos no fundo partidário, ou seja, a eles vai receber. Neste ano, o fundo terá R$ 4,9 bilhões, que serão divididos entre os partidos.