13 de agosto de 2021 - 10:08

Polícia Federal prende ex-deputado Roberto Jefferson no Rio de Janeiro

A ordem de prisão ocorre dentro do chamado inquérito da milícia digital, que é uma continuidade do inquérito dos atos antidemocráticos.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Foto: Pablo Valadares

A Polícia Federal foi às ruas na manhã de hoje (13) e prendeu o ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson.

O mandado é de prisão preventiva. A autorização partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes também determinou o bloqueio de conteúdos postados por Jefferson em rede sociais. O ex-parlamentar postou numa rede social que a PF chegou a fazer buscas na casa de parentes pela manhã.

A ordem ocorre dentro do chamado inquérito da milícia digital, que é uma continuidade do inquérito dos atos antidemocráticos. A investigação foi aberta em julho, por decisão de Moraes. O pedido de prisão partiu da Polícia Federal, que detectou a atuação de Roberto Jefferson em ataques aos ministros do Supremo.

Nessa investigação, a PF apura indícios e provas que apontam para a existência de uma organização criminosa que teria agido com a finalidade de atentar contra o Estado democrático de direito. Outra suspeita é de que o grupo tenha sido abastecido com verba pública.

O ministro do STF explicou que ‘a Constituição Federal não permite a propagação de ideias contrárias à ordem constitucional, nem tampouco a realização de manifestações nas redes sociais visando ao rompimento do Estado de Direito”.

 

Ao vivo