30 de abril de 2021 - 09:31

Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá lançam abaixo-assinado pelo uso do nome ‘Legião Urbana’

Eles estão travando uma batalha com Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, na justiça.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Foto: Leo Aversa

Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, ex-membros do Legião Urbana, continuam lutando pelo direito de usar o nome da banda. Ontem (29) os músicos publicaram um abaixo-assinado e pediram que seus fãs assinem para demonstrar apoio. Eles estão travando uma batalha com Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, na justiça.

O texto que acompanha a petição explica que, em 2015, quando decidiram celebrar os 30 anos do lançamento do primeiro disco do grupo em turnê, Dado e Marcelo contaram com o respaldo da justiça do Rio de Janeiro.

A sentença proibia definitivamente a empresa Legião Urbana Produções Artísticas Ltda. – cujo representante legal é Giuliano Manfredini – de continuar impedindo que os integrantes da banda fizessem uso da marca ‘Legião Urbana’.

Insatisfeito com a decisão judicial, o herdeiro de Renato resolveu entrar com uma Ação Rescisória para anular a sentença e com isso impedir definitivamente que Dado e Bonfá se apresentem tocando o repertório que foi construído por eles ao lado de Renato Russo.

Neste mês, a relatora do caso, ministra Maria Isabel Gallotti, votou a favor do recurso movido por Giuliano Manfredini, filho do vocalista, durante sessão do STJ (Superior Tribunal de Justiça). De acordo com ela, o nome Legião Urbana foi registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) por Renato Russo, o que garante os direitos comerciais ao seu filho. Dessa forma, Giuliano poderia vetar o uso do nome mesmo aos ex-integrantes.

Ao vivo