17 de abril de 2021 - 09:26

Aras informa ao STF que abriu apuração preliminar contra André Mendonça

O ex-ministro da Justiça será investigado por ter acionado a Lei de Segurança Nacional para investigar críticos do presidente Jair Bolsonaro.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom

O procurador-geral da República, Augusto Aras, abriu uma apuração preliminar para analisar a conduta do advogado-geral da União, André Mendonça, ao acionar a Lei de Segurança Nacional para investigar críticos do presidente Jair Bolsonaro.

O Supremo Tribunal Federal (STF) foi acionado pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu investigação de Mendonça por suposto crime de responsabilidade e suposto abuso de autoridade.

O chefe da AGU ainda não está sendo formalmente investigado. A Procuradoria-Geral da República (PGR) vai abrir uma apuração preliminar para avaliar se os elementos apresentados justificam a abertura de um inquérito formal.

A atuação de Mendonça questionada se refere a atos tomadas enquanto ainda ocupava o Ministério da Justiça. Ele determinou à Polícia Federal que instaurasse vários inquéritos, com lastro na Lei de Segurança Nacional, para investigar críticos do governo e do presidente.

Ao vivo