Países europeus retomam vacinação com doses da vacina AstraZeneca
A Agência Europeia de Medicamentos afirmou que o medicamento é “seguro e eficaz” e não está relacionado a um risco de coágulos.
O laboratório anglo-sueco AstraZeneca celebrou ontem as conclusões dos reguladores britânicos e europeus sobre a segurança de sua vacina contra a covid-19.
Em nota, a empresa disse que a segurança da vacina é primordial e que eles estavam confiantes de que as todas as vacinações seriam retomadas na Europa. Vários países, incluindo Itália e Alemanha, retomaram hoje (19) a aplicação da vacina, Espanha, Portugal e Holanda voltarão a aplicar a vacina a partir da próxima semana.
Após temores que a vacina teria desencadeado casos de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas, vários países descontinuaram o uso.
Em entrevista ao jornal Express, Stephen Evans, professor da London School of Hygiene & Tropical Medicine, disse que os efeitos colaterais podem estar relacionados com o próprio vírus e não com a dose aplicada.
Evans considera que o principal problema destes relatos espontâneos de suspeitas de reações adversas a uma vacina é a enorme dificuldade em distinguir um efeito causal de uma coincidência.
A Agência Europeia de Medicamentos afirmou que o medicamento é “seguro e eficaz” e não está relacionado a um risco de coágulos.
A AstraZeneca disse que continuará a trabalhar ema colaboração com as autoridades sanitárias para concluir as investigações.