09 de março de 2021 - 09:41

Decisão de Fachin sobre Lula repercute entre políticos e presidenciáveis

Deputados, senadores e figuras públicas analisaram o impacto da decisão no cenário político nacional.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

A decisão do ministro do Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou todas as condenações da 13º vara de Curitiba contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva surpreendeu o mundo político na tarde de ontem (08).

Nas mídias sociais, deputados, senadores e figuras públicas comentaram a decisão e analisam seu impacto no cenário político nacional. Em seu perfil no Twitter o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que o ex-presidente pode até merecer a absolvição, já o ex-juiz Sérgio Moro, não.

O governador de São Paulo João Doria (PSDB) fez uma crítica a polarização política e criticou o ex-presidente Lula, e o presidente da República Jair Bolsonaro.

Provável candidato à presidência em 2022, o apresentador Luciano Huck afirmou que é preciso respeitar a decisão do STF, mas que “figurinha repetida não completa álbum”.

Ciro Gomes, também provável candidato na corrida presidencial de 2022, comentou a decisão com  um vídeo no Twitter, apresentando um compilado de entrevistas nas quais ele alerta sobre a possibilidade de nulidade nos processos da Lava Jato.

A decisão repercutiu também entre autoridades internacionais, como o presidente da Argentina, Alberto Fernández, que parabenizou o ex-presidente Lula e disse que a justiça foi feita.

Ao vivo