04 de fevereiro de 2021 - 09:35

UFMG vai realizar testes de vacina contra vírus HIV

O estudo é parte de uma iniciativa financiada pela farmacêutica Janssen e pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Reprodução / The Guardian

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou esta semana que aderiu a um conjunto de centros de pesquisas de diversos países para testar a eficácia de uma vacina desenvolvida contra o vírus HIV, causador da AIDS.

De acordo com a instituição, o estudo chamado de “Mosaico”, avalia um processo de imunização em quatro doses de uma vacina projetada para fornecer proteção contra “diferentes variantes do vírus no mundo todo”.

No Brasil, a pesquisa recrutou voluntários em cinco capitais: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Curitiba.

O estudo é parte de uma iniciativa financiada pela farmacêutica Janssen e pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Serão recrutadas pessoas entre 18 e 60 anos com HIV negativo que não sejam usuários de profilaxia pré-exposição e que não apresentem comorbidades que contraindiquem o uso da substância a ser testada.

Ao vivo