25 de janeiro de 2021 - 09:30

Sob pressão para sair do cargo, Pazuello viaja a Manaus sem “data de volta”

O Estado do Amazonas sofre com sobrecarga no sistema de saúde público. O ministro vai comandar ações emergenciais.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Foto: Alex Falcão

Após a Procuradoria-Geral da República pedir a abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, viajou neste fim de semana a Manaus sem data para voltar.

O Estado do Amazonas sofre com o aumento de casos da covid-19 e sobrecarga no sistema de saúde público, que apresentou falta de oxigênio em hospitais. O inquérito deve apurar se houve omissão do governo federal no combate à crise, que resultou em mortes e necessidade de transferência de pacientes.

Os adiamentos envolvendo a campanha de imunização e a negociação de insumos para a vacina também pesam para o desgaste da imagem do ministro, nomeado para o cargo pela experiência em logística.

Em nota divulgada no domingo, o Ministério da Saúde afirmou que “está cumprindo a determinação de dar prioridade ao Amazonas na imunização, como uma das estratégias para conter o avanço da covid”, o ministro Pazuello vai comandar as ações emergenciais. De acordo com a pasta, o Estado já recebeu 132,5 mil doses da vacina Oxford e receberá outras 44 mil.

Ao vivo