Pazuello anuncia que vacinação contra Covid começa nesta segunda-feira
A Anvisa autorizou ontem (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford.
O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse na manhã de hoje (18), que a vacinação contra a Covid-19 será iniciada a partir das 5h da tarde em todo o país.
O horário foi proposto, segundo ele, para dar tempo de todos os estados receberem as doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Em cerimônia em São Paulo, Pazuello deu início à distribuição das doses pelo país. As caixas saíram do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Das 6 milhões de doses, 4,6 milhões serão enviadas pelo governo federal aos estados brasileiros. O restante serão distribuídas no estado de São Paulo.
A Anvisa autorizou ontem (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19.
Após a aprovação, o governo de São Paulo aplicou a primeira dose da CoronaVac em uma enfermeira de 54 anos que atua na linha de frente contra a pandemia na capital paulista. A ação foi criticada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
Em coletivas quase simultâneas, Doria e Pazuello protagonizaram uma troca de farpas entre os governos federal e estadual.
Em resposta ao início da vacinação em São Paulo neste domingo, o ministro Pazuello afirmou que a aplicação da primeira dose no estado está “em desacordo com a lei” por começar antes do início do Plano Nacional de Vacinação.
A distribuição das vacinas será feita com aviões da Força Aérea Brasileira e caminhões com áreas de carga refrigeradas. As companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass também farão o transporte gratuito das caixas de vacinas para todos os estados que necessitem de transporte aéreo.
Depois que o governo federal entregar as vacinas aos estados, os governos estaduais irão se encarregar de levar as vacinas até os municípios em parceria com o Ministério da Defesa.