PF investiga fraudes no Auxílio Emergencial em 14 estados
A ação é parte de uma estratégia coordenada pelo Ministério Público Federal, Caixa Econômica, Receita Federal e o Ministério da Cidadania.
A Polícia Federal (PF) realiza hoje (10) uma ação contra fraudes no recebimento do auxílio emergencial pago pelo governo federal. A operação “Segunda Parcela” está cumprindo 42 mandados de busca e apreensão e 13 de sequestro de bens em 14 estados.
A justiça determinou o bloqueio de R$ 650 mil em diversas contas que receberam indevidamente o auxílio. Segundo a PF, a ação é parte de uma estratégia coordenada contra as fraudes entre o Ministério Público Federal, Caixa Econômica, Receita Federal, Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério da Cidadania.
Tentativas de cadastramento irregulares foram detectadas pela Polícia Federal, que buscava identificar a atuação de organizações criminosas que fraudavam o benefício.
Segundo a PF, foram cancelados o cadastramento de mais de 3,8 milhões de pedidos irregulares, evitando um prejuízo de R$ 2,3 bilhões aos cofres públicos.