Trump anuncia autorização do uso de plasma para tratar covid-19 nos EUA
O tratamento consiste em transfundir parte do sangue de um paciente recuperado de coronavírus e que já possui anticorpos contra a doença para aqueles que ainda lutam contra a infecção.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ontem (23) em coletiva de imprensa que a FDA, agência americana que regula alimentos e medicamentos, autorizou em caráter emergencial o uso de plasma convalescente no tratamento de pacientes diagnosticados com covid-19.
O tratamento com o plasma convalescente é uma terapia que se resume a transfundir parte do sangue de um paciente recuperado de coronavírus e que já possui anticorpos contra a doença para aqueles que ainda lutam contra a infecção.
Trump afirmou que o tratamento teve uma “taxa incrível de sucesso” e o classificou como “seguro”, além de afirmar que a autorização foi baseada na ciência e em uma determinação independente da FDA. Ele ainda disse que a população americana o ouvirá “muito em breve” para também falar sobre vacinas.
Os Estados Unidos são o país com mais casos e mortes provocadas pelo coronavírus no mundo. De acordo com dados divulgados ontem pela Universidade Johns Hopkins, foram registrados 5.692.964 casos e 176.645 óbitos.