Banco Central anuncia PIX, novo sistema de pagamento instantâneo
A ferramenta vai permitir a transferência de dinheiro em apenas 10 segundos e funcionará 24 horas por dia a partir de novembro.
O Banco Central (BC) vai anunciar hoje (19) a nova marca de pagamento instantâneo, batizada de PIX. O sistema de pagamento vai permitir transferências imediatas entre contas correntes com uso de QR Code.
As instituições financeiras com mais de 500 mil contas ativas terão de oferecer a seus clientes o novo sistema de pagamento. A determinação foi feita ontem (18) pelo Banco Central.
A exigência considera as contas corrente, as contas poupança e as contas de pagamento pré-pagas. A circular também determina que as instituições ofereçam aos clientes todas as funcionalidades de iniciação e de recebimentos de pagamentos do novo instrumento.
A ideia é substituir as transações com dinheiro em espécie ou por meio de transferências bancárias, TED – Transferência Eletrônica Disponível – e DOC – Documento de Ordem de Crédito.
Em fase de testes, o sistema de pagamento instantâneo permitirá a transferência de dinheiro em apenas 10 segundos e funcionará 24 horas por dia a partir de novembro.
A ferramenta será usada tanto por bancos tradicionais de varejo, como por novos tipos de instituições de pagamentos, como fintechs, tipo de instituição que trabalha com contas e com carteiras digitais. Conforme o BC, o novo sistema reduzirá custos e aumentará a concorrência, por ser aberto a qualquer instituição.