04 de julho de 2019 - 10:28

Ricardo Salles admite que ‘Fundo Amazônia’ pode ser extinto

Criado em 2008, o fundo é administrado pelo BNDES e os recursos são usados em projetos voltados para a redução do desmatamento.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 5 anos

Foto: ContilNet

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e embaixadores da Noruega e Alemanha admitiram ontem (03), a possibilidade de que o “Fundo Amazônia” seja extinto.

Mantido com doações dos governos dos dois países, o fundo criado em 2008 é administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e os recursos são usados em projetos voltados para a redução do desmatamento.

A polêmica envolvendo o fundo surgiu em maio, depois que o ministro anunciou a intenção do governo de fazer alterações em seu funcionamento.

O governo quer, por exemplo, passar a usar dinheiro do fundo para indenizar proprietários rurais em unidades de conservação. Noruega e Alemanha já se posicionaram contra as mudanças.

Além disso, o governo quer aumentar o número de representantes do governo no conselho que define como aplicar o dinheiro. O conselho, aliás, deixou de existir na sexta (28), efeito de um decreto do presidente Jair Bolsonaro, de abril, que extinguiu centenas de órgãos colegiados ligados à administração pública.

Ao vivo