24 de junho de 2019 - 09:53

STF deve adiar julgamento de habeas corpus de Lula

A defesa questiona a atuação do ex-juiz Sérgio Moro no processo em que o ex-presidente foi condenado.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 5 anos

Reprodução / AFP

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), deve adiar para o segundo semestre a análise do pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O julgamento estava previsto para acontecer amanhã. Na semana passada, o ministro Gilmar Mendes, que havia pedido vista do processo, liberou o caso para julgamento.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a presidente da turma, ministra Cármen Lúcia, decidiu colocar o item como último da pauta – atrás de 11 processos.

O pedido de liberdade, apresentado em 2018, é um habeas corpus em que a defesa de Lula aponta a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, e questiona a atuação dele no processo em que o ex-presidente foi condenado.

O caso começou a ser julgado no ano passado, e os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia já votaram contra conceder liberdade a Lula.

A defesa de Lula alega que o ex-presidente não teve direito a um julgamento “justo, imparcial e independente” e, por isso, o processo deve ser anulado.

Ao vivo