19 de abril de 2019 - 09:52

Alexandre de Moraes recua de decisão anterior e suspende censura a sites

Ministro disse que informações adicionais enviadas ao STF tornaram 'desnecessária a manutenção da medida determinada cautelarmente'.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 5 anos

Reprodução - Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes revogou ontem (18), a decisão que havia censurado reportagens da revista “Crusoé” e do site “O Antagonista”.

A medida foi tomada após críticas de membros da Corte, da Procuradoria-geral da República, de parlamentares e de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A matéria trata de uma citação feita pelo empresário Marcelo Odebrecht, um dos delatores da Operação Lava Jato, a um codinome usado em troca uma de e-mails com um ex-diretor da empreiteira.

Segundo os advogados do delator, a expressão “o amigo do um amigo de meu pai” refere-se ao ministro Dias Toffoli.

Moraes havia considerado a reportagem da “Crusoé” um “típico exemplo de fake news” porque a Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou que não havia recebido um documento que comprovaria que Toffoli era o personagem citado no e-mail trocado entre o empresário Marcelo Odebrecht e dois executivos da construtora, ao contrário do que afirmou a revista.

O ministro revogou a decisão por entender que foi esclarecido posteriormente que o documento no qual Toffoli foi citado realmente existe nos autos da Lava Jato.

 

Ao vivo