07 de janeiro de 2019 - 10:45

Bolsonaro diz que começou a abrir “caixa-preta” do Governo Federal

Presidente sinaliza que está revisando contas e atos do executivo federal.
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 5 anos

Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sinalizou nesta manhã que começou a revisar e auditar ações e contas de diversos órgãos da administração federal. Ele chamou a medida de “abrir a caixa-preta” do governo. Em uma rede social, Bolsonaro afirmou que “muitos contratos foram desfeitos e serão expostos” e citou diretamente o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES.

Segundo ele, “com poucos dias de governo, não só a caixa-preta do BNDES, mas [também] de outros órgãos”, está sendo levantada e será divulgada. “Muitos contratos foram desfeitos e serão expostos, como o de R$ 44 milhões para criar criptomoeda indígena que foi barrado pela ministra Damares [Alves] e outros”, completou.

O presidente se refere à decisão de Damares Alves, da pasta de Mulheres, Família e Direitos Humanos, de suspender um contrato de R$ 44,9 milhões da Fundação Nacional do Índio (Funai) que incluía a elaboração de mapeamento funcional, criação de banco de dados territoriais e implementação de criptomoeda para populações indígenas.

No final da manhã o presidente participa da cerimônia de posse dos novos dirigentes de bancos públicos. No Banco do Brasil assume Rubem Novaes; no BNDES, Joaquim Levy; e na Caixa, Pedro Guimarães.

Ao vivo