Vice-governador de Minas Antônio Andrade, é preso em operação da PF
O empresário Joesley Batista, dono da JBS, e mais 14 acusados, também foram presos.

Foto: Jaques Diogo
O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, do MDB, foi preso hoje (09), em operação que investiga suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura, durante o governo Dilma Rousseff.
O empresário Joesley Batista, dono da JBS, e mais 14 acusados, também foram presos.
A operação, batizada de “Capitu”, é um desdobramento da Lava Jato, baseada na delação do doleiro Lúcio Funaro, apontado como operador financeiro do MDB em esquemas de corrupção.
O doleiro afirmou que a JBS teria repassado cerca de R$ 30 milhões para o MDB em 2014. Na época, Antônio Andrade era Ministro da Agricultura e teria atuado, junto com outros agentes públicos, para facilitar licenças e outras regulações em benefício da empresa dos irmãos Batista.
A Polícia Federal (PF), cumpriu ainda, 63 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Mato Grosso.
A assessoria de Antonio Andrade divulgou nota em que diz que ele está colaborando com a operação e que durante o depoimento, prestado em Uberlândia, o vice-governador respondeu tudo o que lhe foi perguntado e colaborou com o trabalho da Polícia Federal.