Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais visita Uberlândia
Antônio Sérgio Tonet veio avaliar o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco).
O Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet, está em Uberlândia desde ontem (21), para avaliar o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco).
Em Uberlândia, o grupo realizou 21 operações nos últimos dois anos. Entre elas a Serendipe e a Fênix, que investigaram e prenderam policiais civis suspeitos de crimes como corrupção, falsidade ideológica, tráfico de drogas e associação criminosa, por exemplo. Somente em uma das fases da Fênix, mais de 100 pessoas foram presas preventivamente.
Outra ação de destaque é a operação Isonomia, que investigou a participação de escritórios de advocacia em fraudes cometidas por municípios vizinhos.
A atuação dos promotores produziu queixas de suposto abuso de autoridade por parte do Ministério Público, que alega que foram apresentadas denúncias à Corregedoria do Tribunal de Justiça em Minas e ao Conselho Nacional do Ministério Público em Brasília, mas que os promotores foram inocentados.
Durante entrevista hoje (22), o procurador-geral de justiça de Minas Gerais reforçou esse entendimento. Antônio Sérgio Tonet afirmou que os promotores do Gaeco vão permanecer nas funções.