18 de abril de 2018 - 18:28

Paralisação afeta transporte público em Uberlândia

A normalização do transporte coletivo deve acontecer integralmente a partir de amanhã (19).
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

Reprodução / PMU

Os motoristas de ônibus em Uberlândia estiveram paralisados hoje (18), para reivindicar reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Segundo a categoria, dos 440 veículos do transporte público da cidade, aproximadamente 250 circularam nesta manhã, pouco mais da metade da frota.

Os trabalhadores se reuniram em frente ao terminal central e fizeram uma passeata pelas ruas do centro da cidade. Após o protesto os sindicatos e as empresas de ônibus participaram de uma reunião, para tentar uma conciliação.

Os trabalhadores reclamam que tentam negociar o reajuste desde dezembro do ano passado, na última semana uma proposta foi apresentada pelas empresas mas foi rejeitada pelo sindicato dos motoristas.

O acúmulo de função por parte dos motoristas, desde que o cargo de cobrador começou a ser retirado do serviço, também é outra reivindicação da categoria. O sindicato aponta que a situação impõe ao motorista outras funções como cobrança de tarifa e auxílio aos passageiros, porém sem que o trabalhador ganhe nenhum adicional para isso.

O anúncio do fim da greve foi feito por volta das cinco horas da tarde, após uma audiência ocorrida no início da tarde, os profissionais que pediam o reajuste salarial e melhoria nas condições de trabalho, tiveram parte dos pedidos atendidos.  A normalização do transporte coletivo deve acontecer integralmente a partir de amanhã (19).

Ao vivo