Prefeituras de Minas cobram dívida de R$ 3 bilhões da União
As 853 prefeituras do estado tentam se livrar de um gasto adicional
Prefeituras de Minas cobram da União e do estado dívida de R$ 3 bilhões. As 853 prefeituras do estado de Minas Gerais tentam se livrar de um gasto adicional que tem consumido anualmente quase 10% dos seus orçamentos, chegando somente no ano passado a tirar R$ 3 bilhões dos cofres municipais. O dinheiro usado para cobrir serviços nas cidades que seria obrigação da União e do estado. O “peso” da cobertura de convênios para os quais não são repassados recursos ou da municipalização de ações do poder público foi levantado pela Associação Mineira de Municípios, a AMM, que promete intensificar a pressão para que as gestões estadual e federal assumam os custos que lhe cabem.
Segundo a AMM, os gastos de R$ 3 bilhões em 2016 com as atividades de competência alheia representam 9% da receita total dos municípios de Minas. A maior parte é consumida com saúde. Esse dinheiro foi contabilizado considerando custos como o de ceder servidores públicos municipais, pagamento de alugueis, eletricidade, água e outros tributos. As prefeituras também gastaram para manter o serviço de correios, Polícia Florestal, extensão rural, justiça eleitoral, cartórios, juizados especiais, entre outros e também auxiliar na manutenção de corporações estaduais como as polícias Militar e Civil, Bombeiros.