Maioria da população pede fim do foro privilegiado
São 70% dos eleitores que querem acabar com a prerrogativa
O fim do foro privilegiado é desejo de 70%, segundo revela pesquisa desenvolvida pelo instituto Datafolha. O levantamento foi realizado englobando um público dos variados como por renda, gênero, escolaridade ou região. A conclusão é a mesma: a maioria dos brasileiros é a favor do fim do foro privilegiado. São 70% dos eleitores que querem acabar com a prerrogativa que políticos com mandato e juízes têm que ser julgados em órgãos superiores. Outros 24% defendem a manutenção desse instituto e 6% não sabem qual é a melhor saída.
Os homens são mais críticos que as mulheres, ou seja, 75% deles, e 66% delas. Quanto maior o grau de escolaridade, maior a oposição: 82% dos que têm nível superior, 74% dos que terminaram o ensino médio e 57% dos que pararam no fundamental são contra.
Discutido desde o mensalão, pelo volume de casos que impôs ao Supremo Tribunal Federal, o foro especial voltou ao debate com a Lava Jato, que já levou a mais de cem inquéritos. Atualmente, deputados, senadores e ministros são julgados pelo Supremo, governadores, pelo Superior Tribunal de Justiça e prefeitos, pelos Tribunais de Justiça.