Reforma eleitoral
PSDB vai apresentar proposta com lista fechada em 2018
O PSDB vai apresentar nas próximas semanas projeto que estabelece a votação em lista fechada, com financiamento público para as próximas eleições. O texto deve apresentar também um artigo prevendo um período de transição, para que em 2022 o sistema passe a ser o do voto distrital. Esse é o modelo em que os eleitores votam duas vezes. Uma nos candidatos do distrito e outra nas legendas.
O presidente do partido, senador Aécio Neves afirmou que a ideia do partido é casar a lista fechada com o sistema misto. Para o mineiro o financiamento público deverá ocorrer por meio de um fundo eleitoral.
O modelo da lista fechada tem sido criticado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na semana passada, FHC se manifestou nas redes sociais, afirmando que o modelo da lista fechada é uma forma de conter a Lava Jato.
Além da proposta da lista fechada com um processo de transição para o sistema misto, Aécio Neves defende que o Congresso dê celeridade em projetos que estabelecem o fim das coligações e uma cláusula de desempenho para que o partido receba recursos do fundo partidário e tenha assegurada estrutura dentro do Congresso.
As duas propostas foram aprovadas pelo Senado e aguardam encaminhamento na Câmara.