Reino Unido oficializa saída da União Europeia
Theresa May, enviou uma carta acionando o Artigo 50 do Tratado de Lisboa.
O Reino Unido deu início na manhã de hoje ao processo de saída da União Europeia. A primeira ministra britânica, Theresa May, enviou uma carta ao Parlamento Europeu, acionando o Artigo 50 do Tratado de Lisboa dando início às discussões sobre o processo de afastamento.
O afastamento efetivo só acontecerá depois de pelo menos dois anos de negociação com os outros 27 integrantes do bloco. Essa é a 1ª vez que um país pede para deixar o grupo.
Logo após a entrega da carta, Theresa May fez um pronunciamento no Parlamento britânico. May classificou o momento como histórico e disse que depois desse passo, não pode haver volta.
A premiê também indicou a intenção de buscar um acordo comercial “audaz e ambicioso” ao mesmo tempo em que negocia o Brexit.
Segundo a agência Reuters, a resposta veio por meio de uma coletiva de imprensa do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.
Ele defendeu que o bloco tem o objetivo de minimizar o custo para os cidadãos europeus, os negócios e para os países membros do bloco.
Ao final da entrevista, Tusk declarou: “Já sentimos a sua falta, obrigado e adeus.”.