Reforma da Previdência
Relatório vai ser apresentado nesta terça-feira (17) na Câmara dos Deputados
O relatório da Reforma da Previdência vai ser apresentado hoje, na Câmara dos Deputados, pelo deputado Arthur Maia, do PPS da Bahia. O texto vai ser lido na Comissão Especial que discute o tema.
De acordo com o relator, as as mudanças sugeridas tiveram boa aceitação por parte dos líderes da base governista. Eles analisaram a versão preliminar do documento na semana passada. Alguns pontos do texto original enviado pelo Governo Federal não devem ser alterados. O que trata da idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e mulheres é um deles. A justificativa de Arthur Maia é que, no país, as pessoas menos favorecidas já se aposentam com essa idade – e o objetivo da reforma é alcançar as aposentadorias desproporcionais.
Itens que tratam especificamente das regras de transição, dos trabalhadores rurais, das pensões, do Benefício de Prestação Continuada e de aposentadorias especiais para professores e policiais, devem ser alterados.
O texto vai ser discutido novamente na semana que vem e depois segue para votação especial na comissão que discute o tema.
Depois de passar pela comissão, a reforma da Previdência ainda precisará ser aprovada em dois turnos pelos plenários da Câmara e do Senado.