Emílio Odebrecht diz que apoiava Lula desde década de 80
Eles foram apresentados por Mário Covas
O executivo Emílio Odebrecht disse em seus depoimentos, que conheceu o ex-presidente Lula na década de 80. As apresentações foram feitas por intermédio do então senador Mário Covas. Na época, foi apresentado a Lula por conta de problemas com greves que vinha enfrentando no Polo Petroquímico de Camaçari, na Bahia. A ideia era que Lula, na época sindicalista, ajudasse com as negociações.
Segundo Emílio Odebrecht, a amizade entre os dois continuou sólida, com troca de favores, inclusive após a saída de Lula da presidência. A empreiteira financiava palestras de Lula em países africanos – o que fazia com que a imagem da empresa ficasse ligada ao carisma do petista. Isso ajudava a impulsionar os negócios.
Emílio afirmou não ter dúvidas de que o ex-presidente pressionou para que o BNDES aprovasse o financiamento da obra do Porto de Mariel em Cuba. As obras foram conduzidas pela Odebrecht.
Lula vai enfrentar seu primeiro julgamento em ação da Lava Jato entre maio e junho. Se condenado pelo juiz Sergio Moro, o julgamento em segunda instância poderá ocorrer até dezembro.