Lula é o ‘amigo’ das planilhas, diz Marcelo Odebrecht
Herdeiro do grupo Odebrecht confirmou relação em depoimento ao juiz Sérgio Moro.
O empresário Marcelo Odebrecht, ex-presidente e herdeiro do grupo Odebrecht afirmou em depoimento ao juiz Sérgio Moro que destinou cerca de 40 milhões de reais para o “amigo”, codinome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nas planilhas de pagamentos ilícitos da empreiteira. A informação é do portal G1.
Marcelo relatou que Lula nunca pediu diretamente o dinheiro. Odebrecht disse que as negociações eram geridas por Antonio Palocci, em favor de Lula.
O depoimento aconteceu na segunda-feira, em ação penal da Operação Lava Jato. Hoje, o juiz Sérgio Moro retirou o sigilo dos interrogatórios dessa ação.
O processo apura se Palocci recebeu propina para atuar em favor do Grupo Odebrecht, entre 2006 e o final de 2013. O ex-ministro responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Ainda de acordo com o G1, o Instituto Lula afirmou que o ex-presidente não tem conhecimento ou relação com qualquer planilha na qual pessoas possam se referir a ele como “amigo”.
Segundo o instituto, todas as doações à entidade, foram feitas com os devidos registros e nota fiscal, dentro da lei e já foram informadas para a Operação Lava Jato pelo próprio instituto no fim de 2015.