28 de agosto de 2018 - 18:24

Justiça bloqueia bens do ex-prefeito de Uberlândia Gilmar Machado

A 1ª Vara de Fazenda Pública do município atendeu ao pedido do Ministério Público para garantir o ressarcimento de valores aos cofres do Dmae.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

Foto: Paulo Augusto

A Justiça bloqueou bens do ex-prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, do ex-secretário de finanças Carlos Diniz e do ex-diretor geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Orlando Resende.

A 1ª Vara de Fazenda Pública de Uberlândia atendeu à pedido do Ministério Público no início deste mês e autorizou o bloqueio temporário de bens. A medida serve para garantir o ressarcimento de valores aos cofres dos Dmae caso eles sejam condenados ao fim do processo.

Gilmar machado, Carlos Diniz e Orlando Resende são acusados de causar prejuízo de mais de R$ 8,5 milhões aos cofres públicos.

O problema teria acontecido em 2015, quando o Dmae repassou cerca de R$ 10,5 milhões para a prefeitura, para que o executivo antecipasse os pagamentos de um financiamento feito pela autarquia.

Segundo a promotoria, a prefeitura pegou o dinheiro, mas não fez a antecipação, continuou pagando as parcelas mês a mês. O Dmae deixou de ter os descontos dos juros que teria direito e isso causou prejuízo ao órgão.

Ainda segundo a investigação, a Prefeitura teria usado os recursos para pagar outras despesas do município.

A assessoria jurídica do ex-prefeito Gilmar Machado e do ex-secretário Carlos Diniz informou que tão logo seja notificada sobre o andamento da ação, vai apresentar os esclarecimentos necessários, como fez em outras ocasiões.

A defesa de Orlando Resende não se pronunciou. A assessoria do Dmae disse que o órgão não vai comentar o assunto.

Ao vivo