05 de setembro de 2018 - 19:20

MP denuncia Geraldo Alckmin (PSDB) por improbidade em campanha de 2014

Ex-governador teria recebido recursos não declarados da Odebrecht.
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

Foto: Joel Rodrigues

O Ministério Público de São Paulo apresentou hoje uma ação de improbidade administrativa contra o ex-governador e candidato à Presidência Geraldo Alckmin, do PSDB. Ele é suspeito de receber quase R$ 8 milhões da Construtora Odebrecht em doações não declaradas à Justiça Eleitoral para a campanha ao governo estadual em 2014.

A própria Odebrecht também é acusada na ação de praticar atos de corrupção. De acordo com a ação, foram feitos nove pagamentos em dinheiro vivo de abril a outubro de 2014. Os recursos eram repassados em um hotel a um emissário, por uma transportadora de valores.

A campanha de Alckmin contestou o embasamento da ação. “Não há fato novo, apenas uma conclusão equivocada e um comportamento inusual. O promotor, inexplicavelmente, sugere algo que não existe e que jamais alguém tenha sequer cogitado, nem mesmo os ditos delatores. Nunca houve qualquer relação com atos de governo”, ressalta o comunicado. A equipe do candidato acusa o promotor de querer fazer “barulho” “a um mês das eleições” e que a peça é frágil tecnicamente.

Ao vivo