01 de abril de 2017 - 09:57

Zika vírus

Estados Unidos está desenvolvendo vacina experimental
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

Instituições Nacionais de Saúde dos Estados Unidos informaram que estão desenvolvendo uma vacina experimental contra o Zika Vírus. Essa semana, o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas realizou uma segunda rodada de testes para verificar a segurança da vacina em humanos e a sua capacidade de estimular uma resposta do sistema imune e sua eficácia contra o Zika. Os resultados dos testes se mostraram promissores.

Duas mil e quinhentas pessoas de seis diferentes países americanos vão participar da pesquisa. Os primeiros resultados poderão ser disponibilizados ainda neste ano, segundo Anthony Fauci, diretor do instituto.

As vacinas com tecnologia genética podem ser rapidamente desenvolvidas e manufaturadas ao inserir genes relacionados a determinados vírus e bactérias em trechos de DNA sintético. As vacinas tradicionais são desenvolvidas a partir do cultivo de vírus e bactérias, num processo que pode levar meses.

Se os testes forem positivos, a doença do zika pode ser a primeira a contar com uma vacina de DNA aprovada para uso humano.

 

Ao vivo