12 de julho de 2017 - 10:12

Uberlândia tem deflação de -0,47%

Número indica que há uma tendência de queda em relação ao mês de maio
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O boletim sobre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da cidade de Uberlândia e que é referente ao mês de junho foi divulgado ontem, dia 11. O índice que mede a inflação de preços para o município atingiu -0,47%.

Esse número indica que há uma tendência de queda em relação ao mês de maio (0,08%). Os levantamentos são medidos pelo Centro de Pesquisas Econômico-Sociais do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/IE/UFU).

O economista do Cepes, Álvaro Fonseca explica que apesar da queda nos preços para o consumidor, os números têm de ser analisados sob uma ótica mais ampla. De acordo com o especialista, a queda nos preços pode indicar um reflexo da tentativa dos diferentes setores de diminuir sua margem de lucro para atrair consumidores e evitar maiores prejuízos durante a crise econômica.

Destacam-se índices específicos que compõem o IPC. As maiores quedas de preço relativas a maio são voltados aos setores de transportes, de 2,01% para -1,26%; e em habitação com -0,50% para -2,16%. Já os vestuários tiveram aumento de 0,15% para 2,41% no índice.

Ao vivo