13 de abril de 2017 - 09:53

Saúde e Segurança no Trabalho

Ministério da Saúde quer informações de acidentes do trabalho em fichas do SUS
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

Ministério da Saúde vai fazer um  levantamento de dados sobre principais causas de acidentes de trabalho. Entre os anos de 2010 e 2015, o Ministério da Saúde registrou mais de 439 mil acidentes de trabalho grave. Desse total,  276 mil aconteceram por exposição a material biológico e 30 mil por exposição a substâncias químicas relacionadas ao trabalho.

Ontem foi lançada a Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho. A campanha pretende destacar a importância do conhecimento e da análise dos dados relacionados a acidentes de trabalhos e descobrir as principais causas, a relação com o tipo de ocupação e os grupos de trabalhadores mais vulneráveis, permitindo assim a adoção de medidas de prevenção mais eficazes.

O objetivo da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é que a informação seja especificada em todas as fichas de atendimento do SUS – o Sistema Único de Saúde. Assim, a análise de cada caso vai ser  mais efetiva, contribuindo para as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

A campanha é uma parceria entre o Ministério do Trabalho e o da Saúde, e o tema deste ano é “Acidentes de Trabalho – Conhecer para Prevenir”.

A portaria deve ser publicada ainda no primeiro semestre deste ano.

 

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