19 de agosto de 2017 - 10:34

Salários de magistrados de todo Brasil serão investigados

Decisão é da ministra Cármen Lúcia
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

As folhas de pagamentos de todos os magistrados do Brasil serão investigadas. Essa é a decisão da presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.

Segundo portaria que foi publicada ontem, dia 18, pelo CNJ, todos os tribunais de Justiça dos estados deverão enviar todos os meses ao conselho cópias do contracheque dos magistrados. Isso deve ocorrer cinco dias após a liberação do pagamento.

Depois de rumores que levaram as suspeitas de irregularidades a 84 juízes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) foi que a medida foi adotada. A situação ganhou repercussão depois de sair na imprensa que um dos magistrados recebeu R$ 503 mil em julho. Por conta disso, o conselho determinou a suspensão imediata de novos repasses.

De acordo com o Tribunal de Justiça do estado do Mato Grosso, os pagamentos foram amparados em decisão do CNJ. Um dos magistrados beneficiados por um pagamento de R$ 503 mil, o juiz Mirko Vincenzo Giannotte, argumentou que os valores foram recebidos como compensações legais por ter atuado por dez anos em comarcas maiores da que está lotado.

Ao vivo