16 de agosto de 2017 - 16:59

Relator avalia mudança em fundo para campanhas

Orçamento para financiar campanhas com dinheiro público era de R$ 3,5 bilhões
Por Lorena Silva - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O relator da reforma política na Câmara, deputado Vicente Cândido do PT, afirmou que vai apresentar uma emenda aglutinativa, ainda hoje (16), para alterar o orçamento de mais de R$ 3,5 bilhões, previsto inicialmente para financiar campanhas eleitorais com dinheiro público.

A proposta fazia parte do relatório aprovado na comissão especial que trata do assunto, mas foi revista num acordo entre os líderes partidários.

Em entrevista à jornalistas hoje, Vicente Cândido disse que o “susto” da repercussão negativa influenciou os deputados a recuarem quanto à ideia de destinar 0,5% da Receita Corrente Líquida da União para o financiamento do fundo público eleitoral. Sem entrar em detalhes, Cândido disse que a ideia é que o valor do orçamento do fundo seja definido a cada eleição pela Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Questionado sobre possibilidade dessa mudança abrir precedente para que o valor do fundo público seja ampliado ainda mais, Vicente Cândido disse esperar razoabilidade dos deputados.

 

Ao vivo