23 de março de 2017 - 12:01

Reforma da Previdência

86% do funcionalismo público vai ficar fora da reforma
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

A decisão do presidente Michel Temer de retirar os servidores estaduais e municipais da Reforma da Previdência,  acabou deixando 86% do funcionalismo público, em atividade no País, fora do alcance da PEC que altera as regras de aposentadorias e pensões em tramitação no Congresso Nacional.

A decisão abre um precedente para que outras categorias também escapem da reforma. No Congresso, a retirada de outras categorias do funcionalismo público federal já é dada como certa: policiais federais, juízes e procuradores federais vão brigar para ficar fora da reforma.

Também os estados, que enfrentam problemas graves nas suas contas em razão do aumento crescente do déficit da Previdência dos servidores, reclamaram da decisão.

A equipe econômica do governo passou o dia de ontem tentando minimizar o impacto que a mudança pode causar. Na avaliação de Pedro Fernando Nery – consultor legislativo do Senado e especialista em Previdência, não se sabe ainda como o mercado financeiro vai quantificar o impacto da mudança, já que aumentam as chances de o governo federal ter de socorrer os Estados no futuro.

 

Ao vivo