12 de abril de 2017 - 10:33

PT e PMDB lideram a lista de corrupção e casos de caixa 2

Pedidos de abertura de inquérito foram encaminhados ao STF por Rodrigo Janot
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

PT e PMDB lideram a lista de corrupção e casos de caixa 2. Os dois partidos têm o maior número de filiados citados nos pedidos de abertura de inquérito, encaminhados ao STF pelo Procurador Rodrigo Janot. São 20 petistas e 19 peemedebistas na lista. O terceiro lugar entre os mais citados é do PSDB, com 14 nomes.

A lista de acusados se completa pelo PP, com nove filiados, Democratas com oito, PSD com seis,PSB com cinco, PR e PRB com três cada um, PPS e PCdoB com dois e Solidariedade, PTdoB e PTC, cada um com um nome.

Os citados por caixa 2 no PT são 9, na sua maioria deputados federais, como Maria do Rosário (RS) e Vicentinho (SP). No PMDB há 6 citados, entre eles a senadora Marta Suplicy (SP). Os tucanos têm 7, entre eles o deputado Jutahy Magalhães (BA) e o senador Cássio Cunha Lima (PB), e o PP abriga 3 citados, como o deputado Júlio Lopes (RJ).

Esse tipo de crime é considerado menos grave. Os acusados podem tentar um acordo ou mesmo contar com a grande chance de prescrição. O artigo 350 do Código Eleitoral, que pune o caixa 2, não prevê uma pena mínima. Ela pode ser fixada pelo juiz em até no máximo 5 anos.

Ao vivo