25 de julho de 2017 - 10:09

Projeto da prefeitura visa a troca de lâmpadas da iluminação pública

Atualmente são aproximadamente 84 mil lâmpadas
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

A prefeitura de Uberlândia desenvolve um projeto de parcerias público privadas para alguns serviços a serem prestados na cidade. O primeiro deles é sobre a iluminação pública.

Segundo especialistas, as lâmpadas nos postes de iluminação púbica consomem muita energia elétrica e a iluminação é considerada pouca por lâmpada. As empesas têm 15 dias para apresentar interesse em participar.

Atualmente são aproximadamente 84 mil lâmpadas. Aina de acordo com especialistas, a iluminação nos bairros pode ser melhorada. As lâmpadas, que são de vapor de sódio ou mercúrio, gastam em média 300 watts por hora e ilumina pouco metros em torno do poste.

Segundo avaliações, o ideal é que fossem utilizadas lâmpadas de led, que gastam 70 watts e tem potência superior em comparação as que são usadas hoje. Por este motivo, o município vai fazer a contratação, através de Parceria Público Privada, PPP, para fazer as substituições de lâmpadas.

Alguns espaços de lazer como praças e o Parque do Sabiá também serão atendidos. As empresas interessadas têm 15 dias para manifestar interesse. Depois terão  mais 90 dias para apresentação dos projetos que serão analisados pelo comitê gestor, que vai escolher a melhor proposta como modelo para fazer a licitação. A concorrência pública para escolha da a empresa que cuidará da iluminação da cidade visa aliar economia com qualidade. A PPP também deve oferecer um Centro de Monitoramento Eletrônico e Diagnóstico de iluminação para detectar possíveis falhas e vida útil das lâmpadas para serem trocadas antes de queimarem.

Ao vivo