23 de maio de 2017 - 09:23

Campanha de vacinação contra gripe encerra sexta-feira

Até o momento 28,7 milhões de pessoas foram vacinadas
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

Esta é a última semana da campanha de vacinação contra a gripe. A vacina está disponível nos postos de saúde a próxima sexta-feira, dia 26 para as pessoas que fazem parte público-alvo da campanha. Um balanço do Ministério da Saúde, revela que somente 28,7 milhões de pessoas foram vacinadas, ou seja, apenas 53% do público-alvo.

De acordo com o ministério, é fundamental que as pessoas se vacinem neste momento para estarem protegidas durante o inverno, quando os diversos vírus da influenza começam a circular com maior intensidade. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito após aplicada.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O público-alvo é formado por 54,2 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da doença. A meta do governo é vacinar 90% desse grupo até sexta-feira.

Podem se vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas, ou seja, até 45 dias após o parto, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de professores da rede pública e particular.

 

 

Ao vivo